Pesquisar

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

CUT: Trabalhadores comemororam 30 anos de lutas e conquistas

A CUT completa três décadas de luta por melhores condições de trabalho e de vida para os trabalhadores. O "Seu Jornal" da TVT - TV dos Trabalhadores, uniu o trabalhador que viu a Central nascer e a geração atual da CUT que leva a mobilização para outros países.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

CUT lança gibi sobre formação de redes sindicais

A CUT lançou, em parceria com instituto da central alemã DGB, publicação em formato de história em quadrinhos sobre a importância da formação de redes sindicais.

As redes sindicais são organizações que reúnem dirigentes sindicais de empresas multinacionais com origem em países e regiões distintas, para trocar informações, experiências e reivindicar a uniformização dos direitos dos trabalhadores.

A grande maioria das redes foi criada no setor metalúrgico e químico e é composta por representantes dos trabalhadores e dos sindicatos de diversas plantas da empresa. Além de garantir as mesmas conquistas para todos os trabalhadores do grupo, as redes são uma forma de intercâmbio de informações e de experiências entre trabalhadores e trabalhadoras, a cooperação solidária, o reforço da cooperação internacional dos sindicatos envolvidos, o planejamento de ações comuns bem como a chance dos sindicatos nas empresas no exterior obterem acesso direto à direção do grupo, via de regra situada bem longe, através da rede.

Também apoiam o projeto e assinam a publicação o Instituto Observatório Social; CNM-CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos) e CNQ-CUT (Confederação Nacional do Ramo Químico).

Confira abaixo o gibi "Caiu na Rede é Trabalhador":

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

CUT defende fim do PL das Terceirizações e conclama mobilização para o dia 30

Resolução da CUT sobre defesa da retirada do PL 4330 e sobre o Dia Nacional de Lutas em 30/08. Esse dia está no nosso calendário de lutas e ratificado pela Plenária Nacional que aconteceu no final de semana.

Circ.: EE 05015097564/SG/2013

RESOLUÇÃO DA EXECUTIVA NACIONAL DA CUT DE 22.08.13

Considerando que após inúmeras rodadas de negociação na Mesa Quadripartite, até agora as negociações em torno do PL 4330 não avançaram em pontos fundamentais, o que se deve à intransigência dos representantes dos empresários e do relator do PL na CCJ, Arthur Maia (PMDB), que não abrem mão de impor aos trabalhadores a terceirização ilimitada com as conhecidas conseqüências nefastas, precarizando direitos e salários.

Considerando que a proposta feita pela bancada governamental tampouco coloca limites ao objetivo perseguido pelos empresários e seus representantes parlamentares de autorizar a terceirização em todos os níveis de atividade da empresa e, por esse motivo, foi rejeitada como base de acordo pela bancada dos trabalhadores.

Com base nas considerações acima, a Executiva Nacional da CUT reunida em São Paulo, no dia 22 de Agosto, decide:

1. Pressionar pela retirada do Projeto de Lei 4330 que abre caminho para retirada de direitos e para uma reforma trabalhista que não interessa à classe trabalhadora. Para a CUT a retirada do projeto é a condição de uma verdadeira negociação sobre a regulamentação da terceirização;

2. Convocar para o dia 30 de Agosto, o Dia Nacional de Mobilização e Paralisação contra o PL 4330 e reafirmar os demais pontos da pauta dos trabalhadores: fim do fator previdenciário; redução da jornada de trabalho para 40 horas sem redução de salário; 10% do PIB para a educação; 10% do orçamento da União para a saúde; transporte público e de qualidade; valorização das aposentadorias; reforma agrária e suspensão dos leilões do petróleo;

3. Encerrada a negociação da mesa quadripartite na próxima reunião, dia 02 de Setembro, reafirmar a nossa posição de não aceitar a terceirização em atividade fim, exigir a responsabilidade solidária da empresa contratante, o direito à informação prévia e o direito de representação sindical.

4. Realizar um amplo processo de divulgação do resultado da negociação e debatê-lo com a base.

5. Continuar o processo de mobilização visando barrar qualquer tentativa de terceirização de atividade fim e/ou qualquer outro projeto que vise precarizar as relações de trabalho.

6. A CUT reafirma sua posição histórica de não admitir retirada de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

Direção Executiva Nac/ional da CUT

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

3ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial

A Secretária Nacional de Combate ao Racismo está encaminhando aos companheiros e companheiras as propostas e diretrizes para serem apresentadas e trabalhadas nas Conferências Estaduais de Promoção da Igualdade Racial.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Plenária Estadual da CSD

Dia 17 de agosto

Local: Fetrafi  (Rua Vicente de Paula Dutra, 215, conjunto 201)

Pauta:

14h conjuntura nacional e estadual
14h30 debate sindical nacional
15h debate sindical estadual -
16h30 Organização da CSD e Eleições Sindicais


< >