Pesquisar

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Ato de lançamento de Amaury Ribeiro Júnior paraa ABL será nesta sexta-feira

A programação do dia 26 começa com um manifestação no Sindicato dos Jornalistas do Rio, às 15h. Depois, os apoiadores do Amauri seguirão em passeata, animada por um bloco carnavalesco, até a sede da Acadamia Brasileira de Letras, onde será formalizada sua inscrição para concorrer à cadeira 36. Na sequência, uma confraternização etílica, na Cinelândia, encerrará os trabalhos.

Veja abaixo o manifesto de lançamento de Amauri Ribeiro Júnior.

Nova gestão da Fetrafi-RS toma posse em Porto Alegre


A nova diretoria da Fetrafi-RS tomou posse na noite desta sexta-feira, 19 de abril, diante de um auditório lotado na sede do SindBancários em Porto Alegre. Parlamentares, dirigentes sindicais de diversas categorias e muitos bancários e bancárias prestigiaram a cerimônia.

Jorge Vieira, em nome da gestão que se encerrava, deu posse à nova gestão. Rachel Weber trouxe a saudação do SindBancários, anfitrião da celebração, e exaltou o que traz avanços para a categoria é a unidade, que também está configurada no caráter nacional da luta.

Cláudia dos Santos, nova secretária de mulheres da Federação, também enfatizou a importância da diversidade no interior da categoria, e mostrou-se animada para desenvolver o trabalho de sua pasta.

Maristela da Rocha, que assume as finanças, fez questão de saudar os companheiros que estão deixando a direção da Fetrafi-RS, como Jorge Vieira e Devanir Camargo, e homenagear a contribuição dada por eles à construção do movimento sindical.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Mês de Março a CUT é lilás: questionando o capitalismo a partir do feminismo

Por Rosane Silva, no site da CUT.

Aproveitamos o mês de março para aprofundar nossas reflexões e luta diante das desigualdades que nos atingem no dia a dia. Questionar o capitalismo a partir do feminismo tem como uma de seus elementos centrais a compreensão de que a opressão e mercantilização da vida das mulheres estruturam o modelo atual. As relações sociais são marcadas pela lógica de que tudo é mercadoria, as relações entre as pessoas tornam-se uma relação entre coisas. E nós mulheres percebemos que esse modelo nos coloca numa posição de maior vulnerabilidade, não ganhamos com o capitalismo, tampouco com a globalização.

Poucas vezes refletimos sobre os padrões que nos são impostos e que acabamos adotando em nosso dia-a–dia, sem nos dar conta de que ele está conectado com aquilo que o capitalismo espera de nós.

Assistimos a reprodução do que é a opressão machista que nos torna mais vulneráveis, permitindo ao capitalismo explorar a mão de obra das mulheres em empregos precários e informais. Nesse aspecto, queremos questionar e desconstruir os mecanismos do mercado e as pressões da mídia para controlar nossos corpos e nossas vidas. Reforçamos nossa crítica ao livre mercado, pois ele reduz ao terreno das coisas o que é central para nossas vidas: a autonomia das mulheres.

Nesse cenário muitas vezes nos vemos acreditando que ter boa aparência seria algo importante para se conseguir um emprego. Significa que os critérios do que é ser uma boa trabalhadora está sendo ditado pelo mercado, pela indústria da beleza. Poucas vezes refletimos sobre os padrões que nos são impostos e que acabamos adotando em nosso dia- a – dia, sem nos dar conta de que ele está conectado com aquilo que o capitalismo espera de nós. O mercado se apropria da construção social sobre o que é ser mulher e reforça este estereótipo: discreta, silenciosa, bonita, maquiada e multifuncional.

Eleições Cut Regional Serra

No último final de semana houve eleições da coordenação da cut Serra. A Plenária ocorreu na sede do Núcleo do Cepers sábado, dia 6, pela manhã.

A avaliação geral dos sindicatos presentes foi de que os dois últimos mandatos, liderados pelo Sindiserv como coordenação geral da Cut Regional, deixou a desejar. A Cut Serra não liderou grandes mobilizações populares nem ampliou sua base de sindicatos filiados.

Após manifestação do Presidente do Sindiserv de que o próximo Coordenador deveria ser um dirigente com liberação e de que a responsabilidade pelo sucesso da regional é coletiva, os delegados do Sindiserv ajudaram a eleger como coordenador o Presidente do Núcleo do Cpers, Antônio Staudt, que hoje não possui sequer liberação para seu próprio sindicato.

A atitude dos dirigentes do Sindiserv destoaram de seu discurso democrático e coletivo, o que criou um mal estar com os demais sindicatos que queriam eleger um sindicalista combativo de Bento Gonçalves.

Detalhe: o Sindiserv não pode concorrer para a coordenação geral porque não estava em dia com sua contribuição para a Cut.

O Grupo Unidos pelo Servidor torce para que a próxima coordenação da Cut Serra se dedique para que a luta dos trabalhadores e trabalhadoras se efetive na conquista de direitos.
<